As instituições custodiadoras de acervos
arquivísticos que atualmente existem no âmbito estadual tem a função social de
gerir, organizar e democratizar o acesso público aos documentos de valor
permanente. Ou seja, gerenciar os documentos de valor histórico, probatório e
cultural, em condições que garantam a sua integridade e transmissão a gerações
futuras, por quanto constitui parte do patrimônio cultural do Espírito Santo e
da humanidade.
O acervo documental dessas instituições é de
importante valor para a história e a memória do Espírito Santo e de grande
valor, também, para o patrimônio cultural brasileiro, pois nos proporciona
visualizar, em certa medida, as transformações e permanências que caracterizam as
rupturas e continuidades do estado e da sociedade capixaba no tempo e no
espaço. Entre os acervos, existem coleções de fotografias, de material sonoro,
de plantas arquitetônicas, mapas, microfilmes, filmes, fitas magnéticas,
anuários, boletins, jornais, legislação avulsa do Espírito Santo, publicações
oficiais, relatórios e mensagens de governo produzidas pela administração
pública, além de documentos particulares incorporados ao longo dos anos.
Dentre as peças que compõem o acervo
iconográfico, uma parte significativa se refere a cidade de Cariacica, o que
inclui fotos que compreendem o século XX, que, muitas vezes, o cidadão cariaciquense
não tem acesso, às vezes por desconhecimento, outras vezes pela acessibilidade aos
documentos fotográficos somente serem possíveis in loco.
Na busca da organização da informação para
resgatar o patrimônio documental – em particular o fotográfico – que se
encontrava disperso, entre arquivos pessoais e institucionais, optamos por uma
visão abrangente da descrição arquivística para elaborar um catálogo seletivo das
imagens fotográficas referentes ao município de Cariacica.
Trabalhamos
com a perspectiva discutida, em especial, por Michael Cook(1), em seu livro Information
Management and Archival Data, no qual a descrição tem como base a teoria da
representação, compreendendo que, enquanto os arquivos originais devem ser
necessariamente armazenados na estante, numa determinada ordem e localização
física (normalmente em embalagens fechadas), as representações dos originais
podem ser multiplicadas e armazenadas em qualquer ordem e em qualquer lugar que
seja considerado útil, ou seja, de fácil acesso ao usuário (para os mais
diversos usos: educacional, curiosidade, cultural, para criar outros produtos,
publicidade, etc.).
A
descrição arquivística, em especial, garante a compreensão ampla do conteúdo de
um acervo, possibilitando tanto o conhecimento quanto a localização dos
documentos que o integram. Sem a descrição, corre-se o risco de criar uma
situação análoga à do analfabeto diante de um livro, na qual ele pode pegar e
folhear, mas sem ter acesso completo ao seu conteúdo por não possuir meios
simbólicos que lhe permitam compreendê-lo.(2)
Diante
das considerações expostas, várias ações foram desenvolvidas durante a execução
do projeto, entre as quais podemos destacar:
Diante
das considerações expostas, várias ações foram desenvolvidas durante a execução
do projeto, entre as quais podemos destacar:
• Identificação,
catalogação e indexação dos acervos: catalogação, digitalização e descrição
de 1.042 fotografias que compõem os acervos fotográficos dos arquivos públicos e
privados no estado do Espírito Santo. Esta atividade tem sua importância na
medida em que proporciona uma dinâmica de otimização de trabalho e manuseio das
imagens. A catalogação das imagens facilita, também, a consulta por meio de uma
descrição orientada pela Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE).(3)
• Digitalização:
o processo baseia-se na produção de cópias digitalizadas, a partir do original,
possibilitando a criação de matrizes digitais. Essas últimas são utilizadas no
manuseio virtual em substituição ao manuseio físico.
•
Álbum eletrônico: a atividade consiste na apresentação das fotografias em forma
de um catálogo virtual (álbum eletrônico) no blog e também será disponibilizado
por meio das instituições parceiras. Propomos disponibilizar aos centros de
informação e cultura do estado (museus, bibliotecas e centros de memória)
cópias em DVD com o acervo digitalizado e o catálogo seletivo.
A
publicação deste catálogo faz parte do projeto Museu da Fotografia Documental
de Cariacica que contou com financiamento público da Cultura no município de
Cariacica pela Lei “João Bananeira” beneficia iniciativas nas áreas de artes
musicais, artes cênicas (dança, teatro, circo, ópera e afins), audiovisuais
(cinema, vídeo e afins), artes visuais (colagens, gravuras, fotografia, moda,
paisagismo, decoração, charges, quadrinhos e afins), patrimônio material e
imaterial, artes literárias, artes plásticas, cultura popular (carnaval,
folclore, capoeira e artesanato e afins), e arte contemporânea (novas mídias,
performance, instalação, manipulação digital e afins). A referida legislação visa
o fomento à cultura de Cariacica, com políticas públicas estruturantes e
desburocratizadas, com mecanismos inovadores e inéditos no Estado do Espírito
Santo.
O
projeto, bem como a publicação deste livro, por fim, pretende dar maior
visibilidade ao acervo fotográfico sobre Cariacica, disponível nos arquivos
públicos e privados, o qual compõem as memórias fotográficas da cidade. Além
disso, busca-se oferecer aos pesquisadores e a população, em geral, com
interesse na história cultural do Espírito Santo, o acesso às imagens e às
informações do contexto fotográfico em questão, o que fomentará o desenvolvimento
de pesquisas e investigações e a elaboração de outros produtos culturais.
(1) COOK,
Michael. Information Management and
Archival Data. London: Clive Bingley, 1993.
(2) LOPEZ, André Porto Ancona. Como descrever documentos de arquivo: elaboração de instrumentos de pesquisa. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2002.
(3) BRASIL. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.