Projeto

As instituições custodiadoras de acervos arquivísticos que atualmente existem no âmbito estadual tem a função social de gerir, organizar e democratizar o acesso público aos documentos de valor permanente. Ou seja, gerenciar os documentos de valor histórico, probatório e cultural, em condições que garantam a sua integridade e transmissão a gerações futuras, por quanto constitui parte do patrimônio cultural do Espírito Santo e da humanidade. 

O acervo documental dessas instituições é de importante valor para a história e a memória do Espírito Santo e de grande valor, também, para o patrimônio cultural brasileiro, pois nos proporciona visualizar, em certa medida, as transformações e permanências que caracterizam as rupturas e continuidades do estado e da sociedade capixaba no tempo e no espaço. Entre os acervos, existem coleções de fotografias, de material sonoro, de plantas arquitetônicas, mapas, microfilmes, filmes, fitas magnéticas, anuários, boletins, jornais, legislação avulsa do Espírito Santo, publicações oficiais, relatórios e mensagens de governo produzidas pela administração pública, além de documentos particulares incorporados ao longo dos anos.

Dentre as peças que compõem o acervo iconográfico, uma parte significativa se refere a cidade de Cariacica, o que inclui fotos que compreendem o século XX, que, muitas vezes, o cidadão cariaciquense não tem acesso, às vezes por desconhecimento, outras vezes pela acessibilidade aos documentos fotográficos somente serem possíveis in loco.

Na busca da organização da informação para resgatar o patrimônio documental – em particular o fotográfico – que se encontrava disperso, entre arquivos pessoais e institucionais, optamos por uma visão abrangente da descrição arquivística para elaborar um catálogo seletivo das imagens fotográficas referentes ao município de Cariacica.

Trabalhamos com a perspectiva discutida, em especial, por Michael Cook(1), em seu livro Information Management and Archival Data, no qual a descrição tem como base a teoria da representação, compreendendo que, enquanto os arquivos originais devem ser necessariamente armazenados na estante, numa determinada ordem e localização física (normalmente em embalagens fechadas), as representações dos originais podem ser multiplicadas e armazenadas em qualquer ordem e em qualquer lugar que seja considerado útil, ou seja, de fácil acesso ao usuário (para os mais diversos usos: educacional, curiosidade, cultural, para criar outros produtos, publicidade, etc.).

A descrição arquivística, em especial, garante a compreensão ampla do conteúdo de um acervo, possibilitando tanto o conhecimento quanto a localização dos documentos que o integram. Sem a descrição, corre-se o risco de criar uma situação análoga à do analfabeto diante de um livro, na qual ele pode pegar e folhear, mas sem ter acesso completo ao seu conteúdo por não possuir meios simbólicos que lhe permitam compreendê-lo.(2)

Diante das considerações expostas, várias ações foram desenvolvidas durante a execução do projeto, entre as quais podemos destacar:

Diante das considerações expostas, várias ações foram desenvolvidas durante a execução do projeto, entre as quais podemos destacar:

Identificação, catalogação e indexação dos acervos: catalogação, digitalização e descrição de 1.042 fotografias que compõem os acervos fotográficos dos arquivos públicos e privados no estado do Espírito Santo. Esta atividade tem sua importância na medida em que proporciona uma dinâmica de otimização de trabalho e manuseio das imagens. A catalogação das imagens facilita, também, a consulta por meio de uma descrição orientada pela Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE).(3)

Digitalização: o processo baseia-se na produção de cópias digitalizadas, a partir do original, possibilitando a criação de matrizes digitais. Essas últimas são utilizadas no manuseio virtual em substituição ao manuseio físico.

• Álbum eletrônico: a atividade consiste na apresentação das fotografias em forma de um catálogo virtual (álbum eletrônico) no blog e também será disponibilizado por meio das instituições parceiras. Propomos disponibilizar aos centros de informação e cultura do estado (museus, bibliotecas e centros de memória) cópias em DVD com o acervo digitalizado e o catálogo seletivo.

A publicação deste catálogo faz parte do projeto Museu da Fotografia Documental de Cariacica que contou com financiamento público da Cultura no município de Cariacica pela Lei “João Bananeira” beneficia iniciativas nas áreas de artes musicais, artes cênicas (dança, teatro, circo, ópera e afins), audiovisuais (cinema, vídeo e afins), artes visuais (colagens, gravuras, fotografia, moda, paisagismo, decoração, charges, quadrinhos e afins), patrimônio material e imaterial, artes literárias, artes plásticas, cultura popular (carnaval, folclore, capoeira e artesanato e afins), e arte contemporânea (novas mídias, performance, instalação, manipulação digital e afins). A referida legislação visa o fomento à cultura de Cariacica, com políticas públicas estruturantes e desburocratizadas, com mecanismos inovadores e inéditos no Estado do Espírito Santo.

O projeto, bem como a publicação deste livro, por fim, pretende dar maior visibilidade ao acervo fotográfico sobre Cariacica, disponível nos arquivos públicos e privados, o qual compõem as memórias fotográficas da cidade. Além disso, busca-se oferecer aos pesquisadores e a população, em geral, com interesse na história cultural do Espírito Santo, o acesso às imagens e às informações do contexto fotográfico em questão, o que fomentará o desenvolvimento de pesquisas e investigações e a elaboração de outros produtos culturais.

(1) COOK, Michael. Information Management and Archival Data. London: Clive Bingley, 1993.

(2) LOPEZ, André Porto Ancona. Como descrever documentos de arquivo: elaboração de instrumentos de pesquisa. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2002.

(3) BRASIL. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.